obituário

Morreu lavadeira Ceci Rodrigues de Moura

Fotos: Arquivo Pessoal


Nascida e criada em São Pedro do Sul, Ceci Rodrigues de Moura, 82 anos, já morava em Santa Maria há 53 anos. Ela se casou com Alvino de Moura (falecido) e se mudou para o Coração do Rio Grande em seguida. O casal ficou junto por 51 anos e teve três filhos: João Francisco, 51, Daniel, 49, e Janete Rodrigues de Moura, 46. Ela era avó de Patrícia, 26, Milena, 19, Larissa, 18, e Thainá, 14. O primeiro bisneto dela, Emanuel, está a caminho, e Ceci estava muito contente que seria bisavó. 

Moradora do Bairro São João, ela é lembrada pela vizinhança como uma pessoa muito generosa.

- Ela era uma grande mãe para mim. Por 35 anos, fomos vizinhas e, quando meu esposo viajava à trabalho, eu corria para a casa dela com meus dois filhos para ter uma boa companhia. Éramos muito amigas. A Ceci era iluminada e muito amorosa. Nós adorávamos fazer companhia uma para a outra. No dia em que eu não ia à casa dela, a Ceci gritava para eu ir lá e tomar um mate com ela. Minha filha era fã do pão que a Ceci fazia para nos agradar - recorda a vizinha e amiga Leonor Lopes dos Santos, 59 anos.

Ainda conforme Leonor, a amiga era uma cozinheira de mão cheia e que cozinhava com os temperos que plantava na horta de casa. Legumes e verduras faziam parte do canteiro dela. Além disso, Ceci adorava criar galinhas.

Segundo a neta Milena, a idosa tinha um dom muito especial: benzia as pessoas com brasas, tendo realizado muitas curas ao longo da vida.

Leonor conta que a amiga era muito divertida e gostava de fazer brincadeiras e jogar canastra e conversa fora. Para a vizinha, o grande momento vivido com a amiga e que ficará guardado na lembrança diz respeito ao dia em que Ceci pediu a Leonor que tirasse fotos da idosa junto de um vazo de flores.

- Ela pediu que eu guardasse aquelas fotos de recordação. Agora, quero imprimir a foto para ficar aqui em casa. A Ceci colocava muito amor no que fazia. Tenho ótimas recordações dela. Minha amiga deixou muitas saudades - emociona-se ela.

A grande alegria de Ceci era ter a família reunida e voltar para a terra em que nasceu para passear. Por 20 anos, ela trabalhou como lavadeira, já que precisava ajudar no sustento da casa. Ceci e o marido se mudaram para Santa Maria com o objetivo de dar uma vida digna para os filhos.

- Eles batalharam muito, trabalharam, ficaram sempre juntos e enfrentaram as adversidades da vida para que a gente pudesse ter conforto. Meus pais foram incansáveis para que nós três estivéssemos sempre bem - diz a filha Janete.

Segundo a família, Ceci era muito carinhosa, vaidosa e alegre. No tempo livre, tinha por costume ouvir músicas e dançar bastante.

- Vou levar em minha mente o sorriso da vó, a alegria de viver e o quanto ela fez de tudo para a gente - emociona-se a neta Milena.

À família, Ceci deixa o legado de luta pelos sonhos e desejos, a honestidade e a bondade. Colorada apaixonada, a idosa fazia simpatias para o time ganhar e ouvia os jogos pelo rádio e acompanhava os lances pela televisão.

Ceci precisou ficar internada no Hospital Casa de Saúde durante três dias. Ela faleceu em 23 de maio em decorrência de uma pneumonia e foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério São João, em São Pedro do Sul.

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO 

Funerária São Martinho

13/06
Romeu Pagliarin, aos 67 anos, foi sepultado no Cemitério de Arroio Grande, distrito de Santa Maria 

16/06
Henrique Batista Teixeira, aos 57 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 
Nair Teresinha Evangelista, aos 58 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

17/06
Darvin Pereira da Natividade, aos 79 anos, foi cremado no Crematório Memorial Ecumênico cristo Rei, em São Leopoldo 

18/06
Elza Gomes Domingues,aos 80 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Neli Teresinha Rodrigues Pereira, aos 64 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu montador de móveis Cesar Antonio Costa da Silva Anterior

Morreu montador de móveis Cesar Antonio Costa da Silva

Morreu mestre de obras Nilo Menezes Braga Próximo

Morreu mestre de obras Nilo Menezes Braga